quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Como um cachorro pode mudar sua rotina #01

Eu e o Marcos adoramos um sofá. Sempre fomos muito sossegados (eu principalmente!). Sabíamos da importância de se fazer uma caminhada. Tentamos por várias vezes nesses 6 anos de casamento começar uma rotina de atividades físicas. Mas bastava uma chuva ou o tempo esfriar que voltávamos para o sofá.

O Marcos ganhou muito peso nos últimos anos. Hoje, com 25kg a menos, precisava encontrar uma atividade e praticá-la diariamente. Não era mais por estética. É por ordens médicas.

E o Fiel chegou para mudar essa rotina.

Ele tem tanta energia (entendam TANTA MESMO!) que precisamos drená-la. Isso é natural dos cães de trabalho - pastores, caçadores. Se ele não se exercita se torna frustrado, com energia acumulada - o que pode causar comportamento destrutivo, latir muito e até torná-lo agressivo.

E já que é para se exercitar, vamos que vamos! \o/

Nossa rotina inclui caminhadas às 06h00 (sim! seis-horas-da-manhã) e outra às 18h30. A primeira com o Marcos e a segunda comigo. É nestas horas que o alimentamos também - lição aprendida com nosso adestrador Marquinhos. O Fiel só come depois que se esforçar para isso.

Aos domingos, o programa é acordar cedo - cedo mesmo, no máximo 08h00 - e levá-lo para correr no parque ecológico ou em um campão próximo de casa. Vale também pastorear uns boizinhos do pasto ou nadar no lago (detalhes dessas aventuras fica para outro post).

Bom, já deu para perceber que a mudança foi radical. Ah, incluí na rotina também a limpeza do quintal diariamente - coletar os montinhos caprichados que ele faz - e os banhos toda a semana.

Cansada? Imagina! Não vejo a hora de chegar do trabalho para sair com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário